quarta-feira, 27 de junho de 2012

Alguns pensamentos de Albert Einstein (1879-1955)

“Quanto maior a evolução espiritual da humanidade, mais certo me parece que o caminho para a verdadeira religiosidade não está no medo da vida, medo da morte e fé cega, mas na busca do conhecimento racional.”


“Não existe nenhum caminho lógico para o descobrimento das leis elementares – o único caminho é o da intuição.”

"Se A é o sucesso, então A é igual a X mais Y mais Z. O trabalho é X; Y é o lazer; e Z é manter a boca fechada."

“Eu penso 99 vezes, e nada descubro; deixo de pensar e mergulho no silêncio – e eis que a verdade me é revelada.”

"Pode ser que um dia deixemos de nos falar...
Mas, enquanto houver amizade,
Faremos as pazes de novo.
Pode ser que um dia o tempo passe...
Mas, se a amizade permanecer,
Um do outro há de se lembrar.
Pode ser que um dia nos afastemos...
Mas, se formos amigos de verdade,
A amizade nos reaproximará.
Pode ser que um dia não mais existamos...
Mas, se ainda sobrar amizade,
Nasceremos de novo, um para o outro.
Pode ser que um dia tudo acabe...
Mas, com a amizade construiremos tudo novamente,
Cada vez de forma diferente,
Sendo único e inesquecível cada momento
Que juntos viveremos e nos lembraremos para sempre.
Há duas formas para viver a vida:
Uma é acreditar que não existe milagre.
A outra é acreditar que todas as coisas são um milagre.”

"Imaginação é mais importante que conhecimento."

"Há duas maneiras de viver a vida: Uma, é como se nada fosse milagre. A outra, como se tudo fosse milagre."

"Meço o valor de um homem pela medida em que ele se liberta de seu próprio eu." 

"Insanidade: fazer a mesma coisa várias e várias vezes e esperar resultados diferentes."

"Não se pode resolver os problemas utilizando o mesmo tipo de pensamento que usamos quando os criamos."

"Heroísmos no comando, violência sem sentido e todos os disparates repugnantes que se cometem em nome do patriotismo — como os odeio passionalmente!"

"Os grandes de espírito sempre acharam a oposição violenta dos medíocres. Estes últimos não conseguem entender quando um homem não se submete aos preconceitos hereditários, mas honesta e corajosamente usa sua inteligência."

"A descoberta do poder do átomo mudou tudo, exceto nossa maneira de pensar... a solução para este problema repousa no coração da humanidade. Se eu soubesse, teria me tornado um relojoeiro."

"Não, não existe este truque... Como nesta vida explicar em termos de química e física um fenômeno biológico tão importante como o primeiro amor?"

"Todos deviam ser respeitados como indivíduos, mas ninguém devia ser idolatrado."

"Ante Deus somos todos igualmente sábios — e igualmente tolos."

"Uma mesa, uma cadeira, uma cesta de frutas e um violino; do que mais um homem precisa para ser feliz?"

"Até onde me preocupo, prefiro um vício silencioso a uma virtude ostensiva."

"Todas as religiões, artes e ciências são galhos da mesma árvore."

"O estômago vazio não é exatamente um bom conselheiro político."

"O dia está na minha frente esperando para ser o que eu quiser. E aqui estou eu, o escultor que pode dar forma a este dia."

"Cada dia sabemos mais e entendemos menos."

"Estranha criatura o homem; não pede para nascer, não sabe viver e não quer morrer."

"Se minhas teorias tivessem resultado falsas, os estadunidenses diriam que eu era um físico suíço; os suíços, que era um cientista alemão; e os alemães que era um astrônomo judeu."

"Se você fosse escolher ou o amor ou o mundo, se escolhesse o mundo magoaria o amor, se escolhesse o amor dominaria os dois porque quem ama domina o Mundo." 

"Duas coisas são infinitas: o universo e a burrice humana. Mas a respeito do universo ainda tenho dúvidas."

"A tradição é a personalidade dos imbecis."

"Detesto de saída, quem é capaz de marchar em formação com prazer ao som de uma banda. Nasceu com cérebro por engano; bastava-lhe a medula espinhal".

"Nunca será um bom matemático aquele que não for um pouco filósofo."

"Se os fatos não se adequam à teoria, mude os fatos."

"A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original."

"Lembre-se que as pessoas podem tirar tudo de você, menos o seu conhecimento."

"Basta de dizer a Deus o que ele deve fazer."

"O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário."
















Nenhum comentário:

Postar um comentário